A mala de viagem

Olhou para a mala aberta sobre a cama. De peito desfeito e cabeça vazia. Tinha-a puxado, finalmente, do canto para onde a atirou durante uma semana inteira. Uma semana de dias iguais, do frio igual ao frio, dos minutos contados ao minuto. Tinha sido difícil de fazer, aquela mala. Esperou até ao último minuto para se encontrar cheia. Cheia de objectos a menos, sentimentos a mais. E a viagem foi curta. Faria se não fosse. Para fechá-la, há uma semana, há uma eternidade atrás, foi preciso apertar tudo bem, misturar cores e valores, fechar depressa o fecho, ficar a rebentar pelas costuras. Sair de rompante para não parar para pensar. E agora, depois de aberta, ali se mantinha. De olhar fixo, imóvel, baço. Autopsiada. Desfeita a mala, desfeitos os sonhos. A roupa suja a lavar para deixar de vez os quilómetros de luz enevoada.

Olha para a mala aberta sobre a cama. Recorta-se a si mesma, pedaço a pedaço. Começa no coração desfeito e termina na cabeça vazia. Sem espaço para lamentos ou dores lancinantes, acomoda-se, pedaço a pedaço, na mala. E fecha-se ali dentro. Quem sabe se amanhã não vai agarrar nela para viajar. Desta vez sem ter que se preocupar em regressar.

3 comments:

sophie disse...

Muito bom este texto.
Consegui rever-me nele.

Queria arrumar-me na mala que já fez algumas viagens e que ainda tem mais para fazer. Mas desta vez sem pensar no regresso! E Pensar só na viagem...

Blogadinha disse...

A partida é sempre um regresso.
A vida em si é a boa da viagem!

De peito cheio.
O caminho faz-se indo.

Vou!

Mas volto... :)

Lina disse...

Sophie:
Conversa recente entre bloggers e a conclusão era a mesma: é quando mais nos dói que melhor saem as torrentes de palavras cá para fora. E quem carrega consigo esta sede de viagem é porque quer conhecer o mundo mas quer também conhecer-se a si mesmo. :)

Blogadinha:
A vida é mesmo a boa da viagem. É a grande viagem, a maior das viagens. E sim, há que fazê-la de peito cheio... e encontrar sempre o caminho de regresso :)

A ambas: obrigado pela vossa viagem por aqui.