"És boa a matemática?"

Perco-me no meu perfeito raciocínio linguístico, visual e sensorial.

Associo os três e jogo com a sua plasticidade, atribuindo nomes a sensações inomináveis, sabores às palavras que se desdobram na minha boca e que saboreio em segredo, novos padrões e ritmos ao compasso dos sons que me embalam a imaginação.

E deixo-me divagar.

Roubo minutos preciosos ao sono e à concentração e vou pelas ruas, dobrando esquinas onde apenas existiam rectas enfadonhas de tão previsíveis que eram. Os que passam por mim, não os conto. Não lhes atribuo numeração. Antes histórias de passados sórdidos, ou vidas mundanas ou segredos por partilhar. Nas ruas não me perco na esquadria dos prédios, mas antes nas cores da roupa na corda, da promessa que se esconde numa janela semi-aberta ou em palavras marcadas a tinta, ao dispôr da nossa interpretação.

Não penso em sequências numéricas, raízes quadradas e "noves fora". Aborrece-me a certeza das casa decimais, a discriminação das percentagens e a simplicidade de uma regra de três. E não gosto de pensar dentro de quadrados, trapézios e ângulos agudos.

Prefiro infinitamente os adjectivos, os verbos, os complementos directos e indirectos. Prefiro as cores, as imagens, a contraluz.

Porque posso fazer deles o que quiser, sem limites ou barreiras impostas.


9 comments:

I disse...

Eu pertenço a este clube! À infinita possibilidades das palavras. Efeito Vaca que ri, há sempre um brinco, dentro do brinco, dentro do brinco!! (esta metáfora não é da minha autoria, mas quem me dera que fosse!)

Lina disse...

Acho que somos muitos neste clube.
O que me deixa feliz
:)

P.s. Gostei da metáfora ;)

Blogadinha disse...

Free fallin' num caderno em branco!
Como gosto - elevado. Vezes infinito.

Lina disse...

Free fallin', indeed! :)
Se for para seguir linhas rectas, só mesmo as de um caderno e mesmo essas...

***
Obrigado por passares
:)

CarMG disse...

Gosto este ano literário te está a começar tão bem!

Com ou sem metáforas, keep falli' por aqui! Com esta mesma qualidade :)

Lina disse...

:)

Vou fazer por isso!
Thank u!!!

CarMG disse...

(que raio é que eu escrevi aqui? Mudei de lingua? lol)

Lina disse...

Sem problema!
Já estou habituada quer à linguagem própria do teu telemóvel quer às contas que fazes quando te acordam.
Portanto este teu comentário foi para meninos.

CarMG disse...

Por falar em Vaca que Ri, vi um queijinho Saúde no outro dia!!!!

Achei importante partilhar :)